Aprenda a tocar guitarra usando software gratuito

Se você quiser aprender a tocar guitarra de graça, há muitos softwares disponíveis para ajudá-lo. Este artigo permitirá que você defina por si mesmo como abordar o aprendizado da guitarra e guiá-lo na configuração do tempo e espaço necessários para fazer um progresso musical sólido.

Imagine-se sentado para tocar violão. Você quer tocar seus próprios padrões musicais e fazer músicas que impressionem seu público. Você vai jogar do começo ao fim sem problemas. Sua atenção estará na música, não antecipando nervosamente as partes que você pode "passar raspando" quando está sozinho em sua sala, mas que podem ser sua ruína na frente de uma platéia.

Para aprender a tocar violão com alto grau de fluência, o primeiro recurso gratuito de que você precisa é tempo. Mesmo se você tiver uma agenda diária lotada, você pode encontrar, digamos, meia hora para dedicar ao aprendizado de violão. Pense no que você faz durante o dia. Depois do jantar, por exemplo, você fica olhando sem pensar para a televisão? Você poderia se levantar um pouco mais cedo para tocar violão? Deixar de pensar seriamente sobre quando você vai praticar o violão tornará os outros elementos de sua educação violão mais difíceis.


Depois de ter trabalhado quando vai praticar violão todos os dias, você pode contemplar as necessidades básicas por trás do aprendizado de música. Você pode ver em sua imaginação como quer tocar guitarra, então como você fará para colocar a música em sua cabeça e seus dedos?

Um equipamento essencial de que você precisa ao seu lado é o afinador de guitarra. Com afinadores de guitarra gratuitos disponíveis para download, não há desculpa para não estar afinado. Eu recomendo o AP Guitar Tuner. Ele tem um ótimo guia visual para garantir que você sintonize sua guitarra com o mínimo de barulho.

Quer você já tenha lido notação musical padrão ou esteja usando tablatura de violão, você precisa ir até o mecanismo de pesquisa de sua vizinhança e procurar um programa de notação musical gratuito chamado TablEdit. Os guitarristas gravam arranjos de músicas usando este programa e compartilham com outros guitarristas na Internet. Você baixa o software em um arquivo zip e o instala em seu computador.


Agora vá para o seu mecanismo de busca novamente e digite o nome da música que você deseja aprender seguido por "tabledit". Se sua solicitação não for muito obscura, você obterá várias páginas da web de onde poderá baixar sua música. Por exemplo, digite "tabledit clássico de gás" em um mecanismo de busca e você será recompensado com mais de cento e cinquenta resultados. A única desvantagem da versão gratuita do programa é que você não pode editar e salvar a música que está aprendendo.

Outro programa de notação de violão gratuito é chamado Powertab, então se você não conseguir encontrar um arquivo Tabledit para a peça que deseja, tente sua pesquisa usando "power tab".


Agora sente-se consigo mesmo e deixe o programa de notação tocar a música. Tenha uma boa noção de como a música soa. Em seguida, comece a aprender as notas em pedaços de qualquer tamanho que você precisar. Divida-o em lambidas, barras, meias barras, o que for, mas não passe por cima de quaisquer pedaços que sejam difíceis para você. O objetivo final é realizar uma série de pequenos movimentos, cada um conduzindo ao próximo sem tensão muscular desnecessária.

Se você tiver dificuldade com qualquer parte da música, toque-a lentamente várias vezes em seu programa de notação até que você possa ouvi-la em sua cabeça. Em seguida, tente lentamente no violão.

Finalmente, se você não conseguir encontrar um arranjo TablEdit ou Powertab da sua música, a versão mais recente ou o Quicktime da Apple tem a capacidade de desacelerar qualquer música sem alterar o tom. Tudo que você precisa então é um arquivo de som e uma guia ou partitura de sua peça e você está pronto para o rock!

R$199.99

Por Mês

  • 4 Aulas Online por mês
  • Iniciantes e intermediários
  • Guitarra, Piano, Acordeão
Comprar Aulas

R$1499.99

Por Ano

  • 52 Aulas por ano
  • Iniciantes e intermediários
  • Guitarra, Piano, Acordeão
Comprar Aulas